terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os subterrâneos de Brasília

Por Antônio Edmar

Depois de completos cinqüenta anos, Brasília ainda passa por problemas que envergonham os moradores da capital federal. Quem precisa das passagens subterrâneas da asa sul e norte tem encontrado descaso e abandono por parte do governo local.
Durante a noite o lugar é utilizado como abrigo pelos moradores de rua e para o consumo de entorpecentes. Nesse período a maioria das pessoas possui o receio de utilizar essas passagens pelo o fato de existir uma incidência muito grande de assaltos nesses locais.
Logo pela manhã é comum as pessoas encontrarem fezes, muito entulho e vestígios de materiais usados no consumo de drogas, além do mal cheio logo no início do dia. Devido ao grande fluxo de veículos no eixo rodoviário sendo o risco de acidente eminente, dezenas de pessoas necessitam dessas passagens diariamente e são obrigadas a conviver com essa situação tão desagradável.
Com certeza tudo isso deve ser bem diferente do que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer sonharam para Brasília. O governo deve investir mais em segurança, higiene e vigilância noturna nesses locais que são tão necessários para os moradores. A capital que é patrimônio cultural da humanidade não pode ser manchada com tamanho descaso.

Um comentário: