segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

José e Maria

De Edmar

No Ceará, em 1976, na cidade de Frecheirinha, morava uma moça muito bonita chamada Maria, era filha de criação de Manoel e Francisca, casal conhecido pela sua maneira rígida de educar os filhos. A rotina de Maria não era fácil todos os dias diversas obrigações lhes esperavam, pois como todos os seus irmãos já estavam casados, todos os serviços por mais árduos que fossem eram de sua responsabilidade. Na mesma cidade morava José de uma família de cinco mulheres e dois homens, era o mais moço de todos. Rapaz trabalhador e honesto, fazia de tudo para ajudar seu João seu pai no trabalho de carpintaria.
Nos poucos momentos de diversão ele gostava de tocar sua gaita e animava quem estava por perto, sempre bem humorado não deixava as circunstâncias da vida lhe tirar o gosto de viver e ser feliz.
Foi no conhecido reisado da cidade que o destino resolveu cruzar os caminhos de José e Maria, ela por poucas vezes tinha a autorização de seus pais para se ausentar de casa, acabou conhecendo José nessa festa. Ao ver Maria José logo se encantou pela beleza da moça, que fascinava todos pela sua simplicidade.
José então fascinado tirou Maria para uma dança. Foi amor a primeira vista. Sentimento que Maria nunca havia sentido por alguém antes. No diminuir as chamas da fogueira de São João chegou o momento de Maria ir embora! Os dois corações se apertaram e se deixaram, eles nunca mais seriam os mesmos depois daquela noite tão especial.
Quando a mãe de Maria ficou sabendo do romance, não gostou nadinha da idéia e fez de tudo para por um fim no amor dos dois. José loucamente apaixonado estava disposto a fazer qualquer coisa pelo futuro do romance. Foi uma fase muito difícil para os dois, pois, Maria foi proibida de freqüentar as festas da cidade. A pobre coitada tinha como consolo o trabalho árduo da imensa fazenda.
Inconsolado com aquela situação José teve uma idéia. Precisava encontrar uma maneira de se comunicar com Maria. Então , combinou com Isaura sua Irmã para que ela se tornasse amiga de Maria e levasse os seus recados a ela. Em um belo dia os dois enfim ,marcaram um encontro em um riacho de águas cristalinas. Lugar onde Maria conhecia muito, pois ali pegava água todos os dias para os animais da fazenda beberem.
Ao se verem, os dois choraram de alegria e se beijaram apaixonadamente. José na felicidade do seu ser, pediu Maria em casamento e jurou jamais deixa – lá, Maria por sua vez aceitou o pedido, pois, seu coração dizia que José seria o homem da sua vida.
José homem de coragem, logo seguiu para a casa dos pais de Maria. Chegando disse que a amava com toda sua força e queria casar com ela. Francisca achou aquilo tudo um abuso por parte de José, mas ela não podia fazer mais nada, pois afinal o amor entre os dois mostrava-lhe que era mais forte do que o seu sentimento de egoísmo.
Foi uma festança o casório, nunca o céu de Frecheirinha teve tantas estrelas como aquele momento. José e Maria tiveram oito filhos e viveram um relacionamento repleto de união, amor e companheirismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário