quinta-feira, 23 de junho de 2011

E AGORA! O QUE ESCOLHER?


É comum no Brasil, jovens não possuírem uma orientação adequada para decidir sobre o seu futuro, isso tem sido um dos fatores que fazem milhares de jovens nem iniciarem uma graduação. A cabeça de quem acaba de ter o primeiro contato com a responsabilidade de um adulto a deixa com muitas dúvidas.
As infinitas opções que surgem na juventude são muito interessantes, o mundo abre as portas e cabe a cada um escolher o que melhor sabe fazer. Infelizmente nessa escolha muitos erram e acabam por optar por uma carreira que com o tempo passa a se tornar algo monótono que ao invés de gerar prazer, faz existir uma situação desconfortável na vida profissional, afetando os relacionamentos interpessoais e fazendo existir em alguns casos problemas de saúde ligados ao estresse e ao uso em excesso de álcool.
Um palestrante em certa ocasião disse a alunos do curso de administração de empresas que havia se formado em psicologia e que com o passar dos anos foi desenvolvendo uma rejeição com a área em que atuava, para ele era um tédio ficar ouvindo os pacientes no divã, foi então que ele abandou a carreira e passou a trabalhar com uma nova técnica de treinamentos para executivos de grandes organizações.
É um risco muito grande para qualquer pessoa escolher uma carreira que não possua nenhuma afinidade com ela, pois a chance de ser um péssimo profissional é muito grande, é preciso ter responsabilidade na hora de escolher a carreira que irá consumir a maior parte do dia e consecutivamente da vida.
As escolas deveriam ter um sistema de orientação que pudessem direcionar e fazer teste de aptidões, com os alunos, principalmente os centros de ensino médio que é a ultima etapa antes da universidade. Uma das falhas na educação pode está nessa transição que é tão complexa que faz com que muitos estudantes até desistam de iniciar a vida acadêmica. 
Imagens: google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário