sábado, 16 de abril de 2011

O mercado consumidor


Por: Edmar
Depois da revolução industrial e tecnológica, houve uma mudança acentuada no comportamento e gosto dos clientes. O mercado consumidor, que é a relação entre oferta e a demanda, se tornou mais exigente devido à produção de produtos mais sofisticados e em alguns casos mais práticos.
As empresas que buscam atingir a satisfação dos clientes e o lucro, que por elas são estudados antes de qualquer coisa. Sempre estão em busca de descobrir o que o cliente deseja e necessita dos serviços ou bens que irão ser realizados ou entregues.
Todo esse processo envolve diversos profissionais das mais diversas áreas, principalmente a de marketing, que procura através de estudos de mercado entender o gosto dos consumidores.
Existe uma grande diferença entre o desejo e a necessidade do consumidor, podemos classificar o desejo como sendo aquela vontade ou iniciativa do cliente em buscar por algo que possivelmente ele conseguirá viver sem, já a necessidade são situações em que o cliente depende daquele produto ou serviço para suprir as suas necessidades fisiológicas.
O filme “o que as mulheres pensam” retrata a importância de aperfeiçoamentos por parte de qualquer funcionário ou colaborador de qualquer que seja a empresa, pois como o mercado consumidor não é estático, encontra-se sempre em mudança, esse aspecto tem que está em evidência nos planos das empresas que pretendem continuar no mercado.
Hoje, depois de algum tempo das revoluções, tem prevalecido aqueles que procuram entender o consumidor e que tem grande facilidade de desenvolver soluções para atender a esse mercado tão exigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário