sábado, 2 de agosto de 2014

O NÁUFRAGO


Por Antônio Edmar

Há muito tempo eu tentava assistir o filme Náufrago, protagonizado pelo ator, Tom Hanks, mas sempre ocorria algo e me fazia deixar para depois. Hoje, um sábado típico de agosto, consegui assisti-lo em sua totalidade. É impressionante a lição de vida que podemos tirar da história.
Durante a minha existência até aqui pude constatar como o ser humano é inconstante nas suas decisões e escolhas. O filme me fez refletir sobre isso...  Já tomei tantas decisões e acabei por voltar a trás, caminhos que eu tinha certeza que me levariam para uma condição melhor e devido a minha fraqueza humana deixei por me desviar.
Pude ver muitos aos meu lado cometerem os mesmos erros e se depararem com a mesma decepção - sentimento que considero um dos piores que podemos sentir, é uma sensação de fracasso, inutilidade e acima de tudo impotência, pois quando ocorre, por mais que possamos querer corrigir algo que ficou no caminho não é mais possível, as escolhas uma vez executadas jamais podem ser mudadas no futuro.
No filme, Chuck Noland, em nenhum momento desiste de viver, apesar de todas as dificuldades que se apresentaram. Acredito que as barreiras físicas foram insignificantes diante da dor emocional a qual passou durante um pouco mais de um ano, sozinho, isolado e esquecido. Período que certamente transformou aquele homem comum em um grande sábio da arte da vida.
Ao vencer todas barreiras possíveis que alguém poderia suportar fisicamente, veio acredito eu, o pior acontecimento da vida dele - descobrir que o grande amor da sua vida estava com outro. Arrisco dizer que se não fosse todo o período que ele passou, certamente não teria conseguido seguir em frente.
Todos nós podemos tirar uma lição de todo o drama vivido pelo náufrago, vejo que de vez em quando precisamos ficar sozinhos, conhecer um pouco mais das nossas fraquezas e forças, vencer barreiras físicas e invadir o nosso interior a procura da superação, o que por consequência nos tornará verdadeiros sábios de nós mesmos.

Imagem: Google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário